Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Parnamirim - PE
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(7ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)
Abertura
<p>A sessão iniciou-se em horário regimental, sendo realizada de forma presencial e transmitida à população através do site oficial, do Canal Eventos WE e da Rádio Beto Som. O Presidente da Casa Legislativa, Sr. Wanderlan Queiroz Leite (Pedão), declarou aberta a sessão sob a proteção de Deus e saudou os cidadãos presentes no plenário e os ouvintes da transmissão.</p>
Leitura do Expediente e Ordem do dia
<p>Durante o Expediente, além das matérias formalmente registradas no sistema, o Vereador José Bispo do Nascimento (Subira) solicitou a inclusão verbal extrapauta da Moção de Pesar Conjunta nº 30/2026, em memória de Dona Vitorina (região do Sítio Pedra). O Vice-Presidente, Sansio Andryele de Sá Saraiva (Andryele), utilizou o espaço para convidar os parlamentares e a população para a noite dedicada ao Poder Legislativo no Novenário de Nossa Senhora de Fátima (bairro COHAB).</p> <p>Passando-se à Ordem do Dia, as votações transcorreram de forma eletrônica (via tablets) com aprovações unânimes. Durante os encaminhamentos do Projeto de Lei nº 08/2026 (Parcelamento de Débitos do RPPS), os Vereadores Haberland Angelo de Miranda (Didi dos Correios) e Aurélio França Vieira (Nego Aurélio) pontuaram em plenário tratar-se de uma "triste herança" de gestões passadas, justificando seus votos favoráveis para não travar o recebimento de recursos do município, mas cobrando zelo do Executivo com o erário público.</p>
Tribuna Livre
<p>1. O Vereador Nego Aurélio demonstrou forte preocupação com o surto de dengue, relatando superlotação hospitalar e cobrando urgentemente o uso do carro "fumacê", além de denunciar a inoperância do aparelho de Raio-X e a falta de água em São Domingos. O Vereador Subira endossou a gravidade da dengue e cobrou o envio das ambulâncias prometidas para diversas regiões, abrangendo Arapuá, Ribeira da Volta, Fazenda Nova, Nova Vida, Valeriano e Caiçara. O vereador Subira alertou ainda para a precariedade das estradas vicinais em toda a malha rural, o que tem prejudicado o socorro de pacientes. A Vereadora Neusa de Zé Valdo criticou a negligência no Hospital Regional de Ouricuri e agradeceu o apoio da ex-prefeita de Santa Cruz (Eliane) na facilitação de exames médicos.</p> <p>2. O Vereador Francisco Soélio Vieira (Prof. Soélio) corroborou a cobrança sobre a dengue, sugerindo a convocação do Secretário de Saúde para esclarecimentos. Celebrou as tratativas intersetoriais para a construção do Abatedouro Público Municipal (Indicação nº 18) para garantir segurança sanitária e reduzir riscos oncológicos. Agradeceu ao Deputado Claudiano Martins pela destinação de quase R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em emendas, incluindo uma Van para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na Educação, comemorou a melhoria nos índices de proficiência do município e propôs a discussão do novo Plano Municipal de Educação. Apresentou também um requerimento verbal ao Executivo propondo a criação de adicional noturno e valorização salarial dos motoristas municipais, pleito endossado pelo Vereador Nego Aurélio. O parlamentar ainda defendeu os investimentos da Secretaria de Cultura nos eventos locais.</p> <p>3. O Presidente Pedão utilizou a tribuna para enaltecer o trabalho "atípico" e assistencial dos vereadores, que atuam na linha de frente das demandas diárias da população. Destacou sua articulação pessoal para o encaminhamento recente de 29 pacientes ao TFD no Recife, 20 mulheres para cirurgia de varizes em Santa Cruz, e a captação de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em emendas (via Dep. João Paulo Costa) para cirurgias de catarata. Finalizou parabenizando a gestão do Prefeito Múcio Angelim pela entrega de kits escolares a todas as crianças da rede municipal, exibindo vídeos da distribuição durante a sessão. O Vereador Elson Luiz Dantas de Oliveira (Prof. Elson) também elogiou os investimentos no ensino básico.</p>
Encerramento
<p>O Presidente agradeceu a presença de todos e, desejando antecipadamente um Feliz Dia das Mães a todas as parnamirinenses, deu por encerrada a sessão. Nada mais havendo a tratar, convocou os Senhores Vereadores para a 8ª Sessão Ordinária do Primeiro Período, agendada para o dia 21 (vinte e um) de maio de 2026.</p>