Início
Institucional
Mesa Diretora
Bancadas Parlamentares
Blocos Parlamentares
Comissões
Frentes
Parlamentares
Audiências Públicas
Documentos Administrativos
Pesquisar Documentos Administrativos
Atividade Legislativa
Matérias Legislativas
Pautas das Sessões
Relatórios
Sessões Plenárias
Normas Jurídicas
Pesquisar Normas Jurídicas
Câmara Municipal de Parnamirim - PE
Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
Abertura
Dados Básicos
Mesa
Presença
Ausência
Explicações Pessoais
Ocorrências da Sessão
Considerações Finais
Retirada de Pauta
Expedientes
Correspondências
Expediente Diversos
Matérias do Expediente
Oradores do Expediente
Ordem do Dia
Matérias da Ordem do Dia
Presença na Ordem do Dia
Oradores da Ordem do Dia
Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(8ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)
Abertura
<p>A sessão iniciou-se em horário regimental, sendo realizada de forma presencial e transmitida à população através do site oficial, do Canal Eventos WE e da Rádio Beto Som. O Presidente da Casa Legislativa, Sr. Wanderlan Queiroz Leite (Pedão), declarou aberta a sessão sob a proteção de Deus, saudou os presentes no plenário e os ouvintes da transmissão, e registrou a ausência justificada do Vereador Aurélio França Vieira (Nego Aurélio). Em seguida, o Plenário deliberou pela dispensa da leitura da ata da sessão anterior, sendo a Ata da 7ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo aprovada por unanimidade.</p>
Leitura do Expediente e Ordem do dia
<p>Durante o Expediente, além das matérias formalmente registradas no sistema, não houve apresentação de pautas verbais acessórias. Passando-se à Ordem do Dia, as votações transcorreram de forma eletrônica (via tablets), sendo todas as matérias aprovadas por unanimidade, conforme registros consolidados pelo sistema eletrônico desta Casa Legislativa.</p>
Tribuna Livre
<p>1. A Vereadora Maria Edineusa Lopes Ferreira (Neusa de Zé Valdo) cobrou soluções imediatas para a falta de energia na quadra esportiva da Floresta e solicitou capinação e instalação de refletores na quadra do Matias, conforme as Indicações nº 20 e 21/2026. O Vereador Didi dos Correios esclareceu, após visita técnica ao local, que o corte de energia da quadra da Floresta ocorreu em razão de ligações elétricas irregulares (“gambiarras”). Informou ainda que o Executivo Municipal já adquiriu o padrão elétrico adequado, restando apenas a conclusão da instalação técnica para posterior solicitação de religação junto à concessionária responsável.</p> <p>2. O principal debate da sessão concentrou-se na grave situação de escassez de água enfrentada pela população do povoado do Matias. A Vereadora Neusa de Zé Valdo relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores, destacando que diversas famílias vêm arcando com despesas elevadas para aquisição de água por meio de caminhões-pipa particulares, com valores variando entre R$ 90,00 (noventa reais) e R$ 150,00 (cento e ciquenta reais), além das dificuldades enfrentadas por idosos e moradores de localidades mais distantes dos pontos de abastecimento.</p> <p>Durante os debates, foram apresentadas sugestões paliativas para amenizar a crise hídrica, incluindo a reativação da captação de água do açude do Trecho para uso doméstico, possível interligação emergencial da rede local, ampliação da oferta de carros-pipa pelo Município e reforço das ações emergenciais de abastecimento enquanto não houver solução definitiva. Os parlamentares ressaltaram ainda a necessidade de melhoria na distribuição de água fornecida por operações emergenciais e defenderam maior atenção do Poder Executivo à situação da comunidade.</p> <p>3. O Vice-Presidente Sansio Andryle de Sá Saraiva (Andryele) informou que a Câmara Municipal já realizou cobranças formais junto à Presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e à Secretaria Executiva para Assuntos do Sertão, reiterando a necessidade de regularização do abastecimento hídrico do povoado do Matias.</p> <p>O Vereador Reginaldo de Souza Miranda (Regi de Dudé) criticou práticas de desvios e ligações clandestinas ao longo da adutora, afirmando que tais ações prejudicam diretamente as comunidades situadas na ponta da rede de abastecimento, defendendo maior fiscalização por parte das autoridades competentes.</p> <p>O Presidente Pedão informou que o Governo do Estado deverá assinar, nos próximos dias, a Ordem de Serviço da Adutora de Negreiros, em Araripina, comprometendo-se a entregar pessoalmente ofício da Câmara Municipal cobrando providências para melhoria do abastecimento hídrico do município e da região do Araripe.</p> <p>Ao final dos debates, os parlamentares demonstraram expectativa positiva quanto aos impactos futuros da obra da Adutora de Negreiros para o reforço do sistema hídrico regional.</p>
Encerramento
<p>Não havendo mais oradores inscritos nem matérias a deliberar, o Presidente agradeceu a presença de todos e declarou encerrada a sessão. Em virtude do feriado do dia 04 (quatro) de junho, comunicou oficialmente a antecipação da 9ª Sessão Ordinária do Primeiro Período para o dia 03 (três) de junho de 2026. Nada mais havendo a tratar, determinou ao 1º Secretário a lavratura da ata, que será assinada pela Mesa Diretora e demais vereadores presentes.</p>