1. A Vereadora Maria Edineusa Lopes Ferreira (Neusa de Zé Valdo) cobrou soluções imediatas para a falta de energia na quadra esportiva da Floresta e solicitou capinação e instalação de refletores na quadra do Matias, conforme as Indicações nº 20 e 21/2026. O Vereador Didi dos Correios esclareceu, após visita técnica ao local, que o corte de energia da quadra da Floresta ocorreu em razão de ligações elétricas irregulares (“gambiarras”). Informou ainda que o Executivo Municipal já adquiriu o padrão elétrico adequado, restando apenas a conclusão da instalação técnica para posterior solicitação de religação junto à concessionária responsável.
2. O principal debate da sessão concentrou-se na grave situação de escassez de água enfrentada pela população do povoado do Matias. A Vereadora Neusa de Zé Valdo relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores, destacando que diversas famílias vêm arcando com despesas elevadas para aquisição de água por meio de caminhões-pipa particulares, com valores variando entre R$ 90,00 (noventa reais) e R$ 150,00 (cento e ciquenta reais), além das dificuldades enfrentadas por idosos e moradores de localidades mais distantes dos pontos de abastecimento.
Durante os debates, foram apresentadas sugestões paliativas para amenizar a crise hídrica, incluindo a reativação da captação de água do açude do Trecho para uso doméstico, possível interligação emergencial da rede local, ampliação da oferta de carros-pipa pelo Município e reforço das ações emergenciais de abastecimento enquanto não houver solução definitiva. Os parlamentares ressaltaram ainda a necessidade de melhoria na distribuição de água fornecida por operações emergenciais e defenderam maior atenção do Poder Executivo à situação da comunidade.
3. O Vice-Presidente Sansio Andryle de Sá Saraiva (Andryele) informou que a Câmara Municipal já realizou cobranças formais junto à Presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e à Secretaria Executiva para Assuntos do Sertão, reiterando a necessidade de regularização do abastecimento hídrico do povoado do Matias.
O Vereador Reginaldo de Souza Miranda (Regi de Dudé) criticou práticas de desvios e ligações clandestinas ao longo da adutora, afirmando que tais ações prejudicam diretamente as comunidades situadas na ponta da rede de abastecimento, defendendo maior fiscalização por parte das autoridades competentes.
O Presidente Pedão informou que o Governo do Estado deverá assinar, nos próximos dias, a Ordem de Serviço da Adutora de Negreiros, em Araripina, comprometendo-se a entregar pessoalmente ofício da Câmara Municipal cobrando providências para melhoria do abastecimento hídrico do município e da região do Araripe.
Ao final dos debates, os parlamentares demonstraram expectativa positiva quanto aos impactos futuros da obra da Adutora de Negreiros para o reforço do sistema hídrico regional.